16 de junho de 2009

Quantas vezes escrevi aqui, ou enchi o saco dos meus amigos reclamando que eu não sou romântica? Infindáveis. Vivia dizendo que se montassem um curso de romantismo, eu me inscreveria e o faria com a máxima dedicação, pois acho lindo de morrer pessoas românticas que conseguem dizer o que lhes vai no coração no momento certo. Pensando bem, sempre é o momento certo para se ser romântico, não é mesmo minha gente?

Fato é que venho humildemente a esse blog comunicar o que constatei há algum tempo: sim, eu sou romântica! Açucaradamente romântica. Romântica de frases e presentinhos... De encaixar bem querer nos mínimos detalhes de uma relação. Romântica, romântica, romântica!

O fato é que eu vinha tentando ser, sem amor de fato. Querendo transformar paixão em algo mais. Descobri que não sei dizer "eu te amo" por dizer. Não sou capaz de prometer o que sei, não serei capaz de sentir por mais ninguém. Não desse jeito. Posso me apaixonar, como já me apaixonei, posso até amar, como já amei outros homens, e no entanto, nunca será para sempre. Para sempre é só ele.

Hoje conversando com um amigo, quando este disse pela milésima vez que novamente estou numa relação que tem a única função de me iludir, não disse-lhe que esteve sempre certo a meu respeito, mas olhando pelo ângulo errado. Sim, passei anos tentando me iludir, acreditando que tinha a capacidade de amar outro alguém, mas não tenho, simplesmente não tenho.

Amo e sou amada é só isso importa, pois tenho o que as pessoas passam a vida procurando e a maioria morre sem encontrar: um amor verdadeiro. Durante anos, muitos mesmo, fiz o que todo mundo diz que eu devia: esquecer, seguir em frente, reconstruir. Não adiantou nada. A cada vez que me pediram em casamento, imediatamente me perguntei o que aconteceria se eu casada, ele aparecesse me querendo e a resposta sempre foi instantânea e simples: largaria tudo para ir atrás dele. Por conta disso sempre respondi não. Por conta disso nunca investi de verdade em outras relações, mesmo quando pressionada. Sim, com o passar do tempo, essa era a pergunta que sempre me fazia quando queria me medir afetivamente.

Ainda não existiu homem capaz de possuir meu coração como ele possui. Conheci homens melhores e piores que ele; mais bonitos, mais sexys, mais cultos e mais ricos; Assim como mais feios, mais pobres, mais burros e até mais gostosos na cama... Porém nenhum é ele, entende? Nenhum faz com que eu sinta que o mundo finalmente voltou para o eixo quando me olha; ou esta paz que me habita desde que me redescobri amada. E sei que o sou por que ele também tentou de todos os jeitos viver sem mim, me esquecer e seguir em frente. E no entanto, nada foi capaz de fazer com que deixasse de sentir-se vazio na minha ausência. Nós sabemos ser felizes distantes um do outro. Sabemos. E, no entanto, nada se compara à felicidade que somos capazes de possuir quando estamos por perto.

Ele pode deixar de me amar e me mandar embora da vida dele... Pode. Mas isso não será o suficiente para que eu deixe de amá-lo. Vou precisar de muitas vidas para me esquecer até de que um dia ele existiu, para apagá-lo da minha essência, pois enquanto qualquer parte minha souber dele, vou amá-lo e querê-lo.

Nossa relação não é perfeita, mas não é ilusão.

Nenhum comentário: