2 de maio de 2009

Ô meu povo, bora combinar uma coisa? Entender o que alguém diz não significa em absoluto concordar com o ponto de vista da pessoa. Posso entender perfeitamente e ao mesmo tempo discordar completamente do que é dito.

Quando você conversa com alguém automaticamente está se abrindo para que a pessoa emita opinião própria a cerca do que está sendo dito e não é porque essa opinião é discordante da sua, que signifique que você não foi entendido. Mesmo porque para se discordar de algo é preciso compreender em profundidade o que foi dito. Às vezes, muito mais até do que aquele que disse, entendeu. É assim que novas perspectivas se criam, novas luzes recaem sobre um velho assunto e conversas se tornam produtivas.

Se você espera que as pessoas concordem com tudo o que você diz e só é capaz de se sentir acolhido quando isso acontece, você, na verdade, não está querendo conversa, apenas platéia. É muito, mas muito chato quando uma conversa se torna uma disputa por um ponto de vista, o que acontece geralmente com quem espera ter seu ponto de vista aplaudido. E eu sei que pode parecer que o seu interlocutor acabe entrando na "briga" para defender um ponto de vista tão inflexível e desejoso de aplauso quanto o seu, mas isso não é necessariamente verdade. Tenho observado que, na maioria das vezes, o que o outro quer é apenas defender o direito de ter uma opinião divergente da sua.

Uma situação nunca é feita por um único aspecto. A verdade é absoluta, porém a realidade criada a partir dela nunca o é. E mais a mais, ninguém pode dizer que conhece a verdade, ao menos nesse plano, pois a ciência mesmo vive se contradizendo sobre a maioria das coisas que descobre.

Porém, ter uma opinião discordante sobre um aspecto da vida alheia não significa desmerecer ou negar a sua vivência, outro comportamento que também observo comumente. Uma coisa é você dizer: "não acredito que exista apenas essa possibilidade de entendimento sobre o que você está vivendo ou viveu" é muito diferente de dizer: "não, não é nada disso, isso não existe! As coisas não são assim, você não sabe do que está falando". Aqui acho que vale lembrar sempre que o mundo não é o seu quintal e as experiências de vida podem ser - e geralmente são - possibilidades muito amplas e diferentes das suas. Resumindo: seu umbigo não é o centro do universo, ok?

Radicalismo e inflexibilidade sempre, sempre vão indicar apenas uma coisa: insegurança pessoal. Sim, você pode estar absolutamente seguro sobre um assunto e no entanto ser inseguro quanto ao seu próprio valor pessoal e, consequentemente, à importância que dão a você e isso o fará defender suas opiniões com um certo exagero, uma certa atitude defensiva e até agressividade, o que pode ser a causa de muita confusão.

Nenhum comentário: