4 de abril de 2007

A primeira premissa religiosa que aprendi foi “Orai e vigiai” . É sobre esse pilar que se ergue a fé Cristã.

O que ele significa? Orai: tenha pensamentos castos e elevados, emita vibrações de sublime pureza e bondade para Deus. Vigiai: cuide para que os maus pensamentos não dominem e guiem a sua existência.

Quando comecei a estudar o espiritismo deparei-me com a mesma premissa e alguns acréscimos: a lei da ação e reação, que alguns entendem e denominam de Carma, no espiritismo e no Budismo, ou a tríplice lei do paganismo, ou ainda a lei da atração que vem sendo mais divulgada atualmente pelo livro e filme homônimo denominado O segredo. No que ela se resume: você envia uma carga energética pro Universo e ele te devolve essa mesma carga. Lembram da lei da física que passamos anos estudando na escola? Você aplica uma determinada quantidade de força num objeto e o objeto de devolve a mesma quantidade de força aplicada por ele em você? É isso.

Na bíblia são inúmeras as passagens que dizem que somos feitos à imagem e semelhança de Deus e que, portanto, somos deuses. Também tem a famosa frase de Jesus: “peça que te será dado; bata que a porta se abrirá”. No livro “A Gênese” de Alan Kardec este nos conta que estamos imersos num “fluído cósmico universal” que pode ser manipulado pela vontade humana e se transformar em qualquer coisa que queiramos. Os evangélicos, de todos os cristãos, são os que melhor conseguem aplicar esse princípio, embora ainda pelos motivos equivocados. Então porque tanto alvoroço quando alguém chega e traduz isso de forma simples dizendo que a somatória disso nada mais é do que a manifestação material do que pensamos, acreditamos e sentimos? Afinal, inúmeras são as correntes filosóficas que falam do poder do nosso pensamento há milênios. E isso só pra exemplificar que a mesma coisa é dita das mais diversas formas há milhares de anos, mas o homem segue cometendo os mesmos erros imbecis de sempre... Incrível!

Pensar positivo vai evitar que o que consideramos mal aconteça na sua vida? Não. Mesmo porque somos tão primitivos ainda que consideramos a morte um mal e, apesar dela bater frequentemente à nossa porta, ainda nos desesperamos diante dela. Pessoas, e muitas, vão morrer antes de você caso venhas a envelhecer dentro das expectativas consideradas normais para a atualidade referentes à nossa longevidade. Se você conseguir evitar todos os males terrenos pensando positivo, não conseguirá evitar esse e então sempre estará sujeito a que, uma hora ou outra, a sua vida tenha momentos “negativos”.

O problema é que o ser humano nunca deixa de ser um bebê de bocão aberto esperando que o alimento caia ali apenas para ser digerido. A grande ilusão que rege a nossa raça é a de que se crer em algo, esse algo retirará da nossa vida todo o mal, fazendo-nos viver num idílio sem fim. E como isso não é verdade - embora seja, mas não convém discutir isso aqui - o que as pessoas fazem então é rejeitar todo o alimento que lhes chegam à boca. A imagem é mais ou menos assim: querem beber leite, a vida manda uma papinha, uma sopinha pedaçuda e nego cospe e resolve que então o bacana mesmo é comer pedra. Sai mastigando pedregulho e ainda reclama que a vida é dura!!!!

Ele nunca percebe que apesar de estarmos todos sujeitos a que o “mal” aconteça na nossa vida por estarmos imersos numa energia onde o negativo promove equilíbrio, o tempo de atuação desse “mal” na nossa existência depende de nós. Você pode levar um tombo e se estabacar no chão, porém se você vai permanecer lá esperando que alguém venha em seu socorro e reclamando e chorando porque caiu, ou se você vai tentar se levantar e voltar a caminhar, mesmo que precise de ajuda, é você quem decide.

Não está na hora de começarmos a amadurecer não?

Nenhum comentário: