13 de dezembro de 2008

Uma das coisas que tenho percebido depois que desenvolvi mais acentuadamente minha capacidade de olhar a vida de forma mais positiva - sim, sempre fui criticada por usar lentes cor-de-rosa e de ser Pollianna - é como as pessoas andam armadas e sempre encontrando, primeiro, justificativas negativas para tudo o que acontece. Parece que ninguém mais pode dar uma opinião sem ser para prejudicar o outro. Há sempre um inimigo a ser combatido por detrás daquela mão estendida...

Ai entendi porque a gente acaba não vendo graça nesse mundo, pois não é o mundo que está podre e sim o olhar que lançamos sobre ele constantemente. E que é o mesmo olhar que lançamos sobre nós mesmos inclusive. Sempre nos criticando, sempre nos rebaixando, sempre nos mal-dizendo por algo, sempre estando aquém do que deveríamos, sempre estando amargos e devendo para o nosso ideal. Não dá pra não pensar que amamos ao próximo como a nós mesmos, invariável e infelizmente. E que se realmente queremos um mundo melhor, devemos começá-lo por nos tratarmos de forma mais generosa e carinhosa.

Por isso quando me convidam a ver a vida de forma real, tenho respondido: " Não, obrigada"! Realmente prefiro e vivo num mundo muito melhor que o da maioria das pessoas, mesmo habitando o mesmo espaço físico que elas, morando no mesmo país e no mesmo planeta.

E não, não me nego à percepção de que temos problemas, porém opto por pensar nas soluções. Aliás essa é uma das minhas características mais marcantes: diante de qualquer dificuldade, minha ou alheia, meu primeiro impulso é pensar sempre em resolver, saídas, e soluções.

Nenhum comentário: