18 de janeiro de 2010

Sábado foi o casamento da Clara e no almoço de comemoração do domingo eu fiz um brinde aos noivos que reproduzo aqui, pois para além das pessoas gostarem, eu achei que ficou bem bacana e sim, são conselhos práticos e fáceis de aplicar na vida a dois, garantido a sua saúde.

Quando comecei a escrever esse brinde percebi que queria falar coisas lindas e profundas sobre o casamento e logo constatei que não posso fazê-lo, pois nunca casei e então, não sei o que é escolher alguém para compartilhar a vida e, de fato, compartilhar a vida com essa pessoa. E como já aprendi que não devo falar daquilo que não conheço, pois o “acho” é sempre mais fácil que o “sei”, lá estava eu de volta à tarefa de saber o que dizer, pois sim eu queria dizer algo aos noivos.

Para piorar fui percebendo que a idéia que faço do casamento é um tanto contaminada pela minha vida profissional. É que os casais geralmente buscam terapia quando a situação já está tão feia entre eles, que é quase impossível recuperar a relação - e eles ainda saem dizendo que a culpa é do terapeuta - conclusão: acabo lidando com o lado mais feio e triste do casamento. Mas foi ai que me dei conta que justamente essa experiência profissional é que me faz saber que existem umas coisas que funcionam e que não funcionam, não só no casamento, mas em qualquer relação a dois. Assim sendo resolvi fazer uma listinha dessas coisas, como pequenos conselhos aos noivos e aos seus amigos:

1. O primeiro deles é que vocês se lembrem sempre de dizer “EU TE AMO”. Mesmo quando a raiva, o tédio, ou a TPM parecerem maior que o amor de vocês. Os afetos se nutrem cotidianamente de gestos de amor. O outro “sabe”, mas é muito importante “ver” e “ouvir”;

2. Lembre-se sempre que a única pessoa capaz de te fazer feliz é você mesmo. Só você sabe o que você precisa e como precisa. O outro é complemento importante para a sua felicidade, mas o essencial é você;

3. Evitem discutir a relação. DR basta uma por ano e outra por engano, isso quando os ânimos ficarem acirrados e, sim, os ânimos ficarão acirrados vez por outra. É que discussões implicam em vencer por argumentação e, embora digam por ai, as relações não são guerras ou jogos. Não existem territórios a serem conquistados; ninguém tem de vencer ninguém;

4. O próximo conselho é diretamente conseqüência do anterior: conversem, conversem sempre, conversem muito. Mas conversem como melhores amigos e não como amantes. Amigos tendem a compreenderem-se melhor. E aqui um alerta para as mulheres: se você disser ao seu parceiro que “não é nada” quando ele perguntar “o que você tem”, ele vai acreditar em você e te deixar em paz. Homens são seres crédulos;

5. Saibam de forma irrevogável que vocês não são obrigados a entender, concordar ou aceitar tudo o que o seu parceiro pensa, diz, sente ou faz. Porém são obrigados a respeitá-lo em todos os seus aspectos. Respeitem-se sempre, até quando parecer impossível;

6. Ninguém muda quando casa. As pessoas mudam quando querem e porque acham que devem. Por isso acredite em cada defeito do seu parceiro. É com eles que você irá conviver até que a morte – ou o juiz - os separe;

7. E para terminar, embora eu desconheça a vida sexual do casal, mas como a lista é baseada na minha experiência profissional, lá vão dois outros conselhos:
- Aos homens: as zonas erógenas femininas compreendem não apenas o corpo dela, mas toda a casa. Uma das coisas que mais deixa uma mulher excitada é perceber que a manutenção do bem-estar dos dois não depende só dela. E isso vale para o 1º, para o 10º e para o 50º ano de casados.
- Para as mulheres: é fato: os homens têm mais necessidade sexual do que as mulheres, geralmente. E isso vale para o 1º, para o 10º e para o 50º ano de casados. Ah! E a medicina já descobriu e comprovou que sexo é o melhor remédio para dor de cabeça.

“Que nem a morte os separe”!

Nenhum comentário: