29 de janeiro de 2010

Hoje, depois de 15 anos, consegui pedir perdão a Deus por um dia ter querido morrer a ponto de ter colocado na minha vida uma pessoa com um revolver apontado para a minha cabeça.

Estava fazendo afirmações sobre o poder do amor de Deus por mim e comecei a enumerar os motivos que tenho para ser Lhe ser profundamente grata por ter despertado por mais um dia nessa dimensão, quando me ocorreu que um dia desacreditei de tudo tão profundamente que quis morrer e pedi por isso seguidamente.

Hoje, pela primeira vez, senti vergonha desse meu ato. Ainda tenho os olhos úmidos da crise de choro pelo sentimento de arrependimento e incredulidade - diante da minha capacidade de ser incapaz - que sucedeu a tomada da consciência de que me envergonho. Vergonha diante do meu Deus pela minha profunda ingratidão. Porque mesmo quando eu perdi a fé Nele, em mim, na vida, Ele seguiu ali, firme, forte e acreditando que eu tinha forças que desconhecia para seguir em frente. Vergonha por reconhecer que Ele, em nenhum momento, deixou de acreditar em mim. Nunca. Tanto que as coisas ocorreram como ocorreram e eu aqui estou para contá-las.

E até hoje, eu nunca tinha sentido necessidade de pedir perdão por isso.

Hoje entendo que o suicídio é a materialização da falta de fé absoluta em tudo e, de uma tal grandeza, que chega a assombrar. E isso porque SEI que Deus faz o impossível para evitar que cheguemos às vias de fato - como fez comigo - e mesmo assim muita gente ainda consegue se matar... E entendo também porque o suicídio é considerado a maior ofensa a Deus: por ser o ato que torna material e palpável a perda da fé. Mas também sei que Deus não se ofende. Não. Nunca.

Deus está ali estendendo os braços para quando quisermos pegar a Sua mão e nos reerguermos; estejamos aqui ou lá. Ele só não toma nenhuma atitude enquanto não tivermos em nós o menor átomo que acredite que podemos, merecemos, pois embora esteja com os braços abertos, nós temos de erguer os nossos para alcançá-lo. É preciso sempre ter fé em si mesmo. Mesmo que não saibamos como. Por isso o suicídio é, principalmente, uma ofensa a nós; portanto, também devemos nos pedir e conceder o perdão. Perdão por desmerecer-nos desse tanto.

E eu sou grata sabe? Grata por Deus seguir acreditando em mim, mesmo quando eu duvido e sim, ainda duvido por vezes... É que tenho um enrosco grande com o livre-arbítrio; mas sei que Ele vai me ajudar a entender como Ele pode e age dentro da nossa escolha e liberdade.

Só sei que hoje, depois de 15 anos, envergonhada e arrependida, me libertei de um grilhão que sequer achava que tinha. Estou até sentido as costas doloridas como quem acaba de tirar um pedra enorme de cima. Pedir perdão e perdoar-se é verdadeiramente um dos caminhos de "purificação".

Chiquinho tem todo o enrosco do mundo com esse termo: purificação. E a argumentação dele é bem coerente, passa por todos os rituais de flagelo que a humanidade pratica em nome de purificar-se, atos selvagens contra si e contra o próximo é que exemplificam a purificação na nossa história. Mas precisamos conversar ainda mais uma vez sobre isso para eu fixar bem a diferença do que eu chamo de purificação para que então possa procurar um termo mais adequado para falar dessa sensação que tenho.

Eu uso "purificação" para falar de que precisamos de uma limpeza de intenção para acessar Deus. Ainda não sei explicar isso direito, mas cada vez sinto isso mais claro. Se você reza cheio de amargor, culpa, tristeza e raiva, você não está rezando, você está desabafando. E não é que você não seja capaz de acessar Deus quandoe stá dessa forma; é. Porém nesse estado de espírito não consegue sorver os melhores elementos Dele, aqueles que te modificarão espiritualmente apenas por estar em Sua presença... É como se você só arranhasse a potencialidade daquilo que pode usufruir de Deus quando O acessa livre de fardos, positivo...

Uma analogia que me ocorreu agora é que é como tocar piano: você consegue tocar uma música desde o primeiro dia de aprendizado, porém só consegue ser um virtuose depois de passar pelos processos mais elaborados e ter se tornado hábil. Você sempre tira de Deus os Seus sons, mas "A MÚSICA", aquela que vai engrandecer a sua alma, você só consegue tirar-Lhe, quando houver se entregado completamente a Ele e para essa entrega é preciso estar puro.

É, ainda tenho muito o que sentir para explicar isso, mas é por ai...

E tudo isso só para deixar registrado que hoje me sinto mais pura.

E Chiquinho: registrado aqui porque NADA é mais poderoso que o amor de Deus por mim. É que a Miriam me lembrou essa semana que todo o poder da inveja, obstrução e energias negativas se resume - e se desfaz - em sintonia.

;-P

Fala sério se eu não tenho os melhores amigos do Universo?

Nenhum comentário: