17 de janeiro de 2009

Gostei do que escrevi no comentário dela. Reproduzo aqui. Fala sobre a São Paulo na qual vivo.

Então Rê, o que venho pensando desde que li seu post sobre os preços absurdos das coisas e etc… É que existem dois “Brasis” mesmo e que eu vivo num privilegiado.

Moro perto do Horto Florestal como você sabe e aqui somos atendidos por um hospital público estadual: o complexo do Mandaqui, aquele no qual, inclusive, presto trabalho voluntário com o Gonçalo junto à terceira idade. Aqui em casa ninguém tem assistência médica: nem minha mãe que está completando 70 anos e nem meu sobrinho que tem 3 anos e 10 meses e, inclusive, teve o seu parto realizado num outro hospital público da região e que também é de excelência: o da Cachoeirinha que é destinado a partos de alto-risco. Em todos eles recebemos tratamento de primeiro mundo e qualidade e essa é uma opinião unânime aqui em casa e de gente que sim, já esteve e tratou-se em hospitais particulares e de primeira linha em São Paulo, antes da falência.

Para aqueles que reclamam de demora, basta lembrar que nos convênios e médicos particulares também existe uma demora para se conseguir atendimento. Eu mesma esperei 3 meses por uma consulta com a dermatologista que me tirou as bolinhas em Dezembro. Particular…

Sem falar nos remédios que são distribuídos no hospital mesmo. Olha, sei que economizo e MUITO só com esses dois quesitos, principalmente com minha mãe que aos 70 anos tem uma disfunção cardíaca e que precisa de medicamentos de alto custo. Tenho calafrios em pensar o quanto não me custaria isso em convênios e farmácias, o que me faz dizer que jamais a mudarei dessa região enquanto ela viver, mas ainda tem mais…

TODOS os meus sobrinhos menores de 18 anos estudam em escola pública. Três deles em Guarulhos, e sim, o ensino é de qualidade. Eles teem, inclusive, atividades extra-curriculares na escola tais como aula de informática, italiano, educação ecológica, culinária, natação e ginástica olímpica, que foram as que escolheram dentre outras que não estou lembrando nesse momento.

O mais novo vai começar na pré-escola numa escola pública aqui perto em Fevereiro e terá, dentre outras coisas transporte escolar gratuíto: sim, uma perua vem buscá-lo e entregá-lo na porta de casa sem custo algum para nós. O uniforme também é dado pela prefeitura assim como todo o material escolar.

Sei que é uma realidade restrita ainda, mas isso me anima a acreditar que do mesmo jeito que encontraram solução para esse pedaço da Cidade, encontrarão para as demais partes. Um diferencial que percebo é o envolvimento da comunidade com o trabalho voluntário junto às entidades públicas o que, invariavelmente, aumenta a qualidade dos serviços prestados.

Quanto a gastos e preços, acho que ai é questão de educação pessoal mesmo sabe? Há séculos descobri a 25 de Março, o Brás e agora a Lapa. Se você esquecer “a etiqueta com a marca em algum canto da peça” que diz pro outro que você pode ser alguém de um determinado status, encontra produtos bons e de qualidade por preços justos. Mas é preciso educar-se quanto a “querer parecer” e a “ser”.

Sim, os lugares nem sempre são os mais confortáveis de se andar e a beleza por vezes passa é bem longe mesmo, mas quando quero passear escolho lugares que atendam minha necessidade de belo; pra comprar preciso apenas que a minha necessidade de bons negócios seja atendida.

Aqui o transporte público também é eficiente e de qualidade com veículos novos e bem conservados; mas andando essa semana pela zona sul fiquei feliz em ver que todos os ônibus que fazem o percurso pela APAE oferecem fácil acesso à deficientes físicos e suas cadeiras de rodas.

Todas as praças e calçadas dessa região foram refeitas pelo prefeito e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, que há anos vinha sendo usada como lugar de caminhadas ganhou, no canteiro central, uma pista apropriada para isso.

Essa é a São Paulo onde moro e a cidade que amo. Sei que ela não é toda assim, mas acabo tendo fé que, mesmo sendo imensa, as coisas estão mudando para melhor nela e que um dia todos viverão nas mesmas condições que eu…

Nenhum comentário: