12 de agosto de 2009

Vai tomar no cu, antes que eu me esqueça!


Hoje o programa da Oprah foi muito interessante, pois era sobre a obesidade mórbida na adolescência.

Chorei vendo os relatos, mais por gratidão, por não ter passado o que eles passam no grau em que passam, do que por qualquer outra coisa. Quando algumas pessoas me dizem que sempre encarei a obesidade com cabeça boa, costumo pensar: "é porque você não sabe o quanto sofri", mas hoje, vendo os relatos, olha, me pareceu mesmo que consegui enfrentar de forma melhor mesmo, talvez até por estar cercada de pessoas que também lidaram com a minha obesidade de forma mais carinhosa e humana.Obrigada aos meus queridos amigos e familiares, mais uma vez!

Porém o que me levou a escrever esse post foi um exercício que foi feito lá com a finalidade de fazer os adolescentes botarem a raiva para fora. É, raiva, se guardada, resulta ou em obesidade, ou em doença. O exercício consiste em dizer em voz alta: "estou com raiva por que..." e ai vai dizendo o que emerge.

Fiz o exercício by my self e é verdade, me dei conta que estou com raiva não especificamente de uma coisa que aconteceu, mas do que veio como consequência dela e também de algo que as pessoas me disseram essa semana, lá no tópico "tema da semana", porém que já ouvi diversas vezes ao longo da minha vida, principalmente das pessoas que discordam do meu jeito de ser...

Não entrei muito em contato com nenhuma dessas coisas por estar tentando ser uma pessoa mais elevada, deixar para lá né? Perdoar, soltar os balõezinhos e vê-los desaparecer no céu azul levando meus conteúdos negativos com eles, mas ó, tem hora que só um sonoro: "vai tomar no cu, antes que eu me esqueça!", resolve. E se você não pode dizer de viva voz, como é meu caso, vai por escrito mesmo!

É. Não existe atitude mais babaca do que dar uma mancada e querer colocar a culpa na pessoa com a qual você pisou na bola. IMATURIDADE do cacete mesmo! Vivi anos um relacionamento onde a pessoa primava por essa característica e nada, absolutamente nada, hoje em dia, desabona mais e me faz brochar completamente em relação a alguém, do que uma pessoa que tem esse tipo de comportamento. Balde de água pertíssimo do ponto de congelamento; mas assim, faltando pouquíssimo para o balde todo virar um enorme bloco de gelo, sabe como é? Não é o fim da picada? A pessoa dá mancada e além de não assumir, não se desculpar minimamente, ainda tenta virar a história justificando a própria idiotice como se fosse culpa minha! E com direito a sair irritado do MSN, sem se despedir e o batendo na minha cara! E a banana aqui nem percebe na hora, pois de verdade, não estava se incomodando com o fato, só não queria vê-lo acontecendo novamente com alguém que fosse verdadeiramente significativo... E quando vê que a pessoa não está mais on-line, acha que conexão caiu! No entanto, vai reler a conversa e pensa: "é, acho que não caiu, ele ficou foi puto e saiu. Mas puto porque mesmo"? Então é por isso que nesse momento digo: vai tomar no cu, antes que eu me esqueça"!

Agora o tema da semana: eu ser fantasiosa. É, tem gente que acha que não vejo a realidade como ela é e em decorrência disso não crio expectativas reais, ou não me esforço para mudar o tanto quanto as outras pessoas acham que eu deveria me esforçar. E, geralmente, para mudar coisas que incomodam essas pessoas e não a mim mesma... rs...

O x é que eu vejo a realidade exatamente como ela é. Porém discordo que ela tenha de ser como é. Acho e sempre achei, sendo BEM SINCERA, que se ater a uma realidade negativa e cheia de dificuldades, é uma desculpa esfarrapada que as pessoas se dão para seguirem na mesma merda de sempre. Afinal, se tudo é e sempre foi assim, porque se esforçar para fazer diferente, não é mesmo? Para que esforço, empenho pessoal e compromisso? Porque fracassar e recomeçar todos os dias fazendo ajustes aqui e ali, até se conseguir o que quer? Bobagem!!! Melhor ficar no confortável e triste lugar seguro. Mas me entendam: fazer diferente na minha concepção, não é apenas ter ações que nos levem a obter resultados diferentes. Essa é a parte final do trabalho. Fazer diferente, para mim, é mudar os sentimentos, as percepções, as premissas, as crenças. É tirar água de pedra. É arriscar-se a construir uma história sem precedentes e negando o que todo mundo toma como lugar comum.

Emagrecer, por exemplo, é consequência da mudança de atitude e crenças diante dos meus sentimentos, do meu amor-próprio, e da minha relação com as pessoas e não de uma dieta rígida e exercícios constantes, que ajudam e tornam possível, num segundo momento, não nego, mas que se for só isso, vai fazer com que eu viva emagrecendo e engordando indefinidamente, já que as causas internas, da alma, não foram olhadas, tratadas e modificadas. E é exatamente por não terem sido vistos, que muitos obesos que fizeram a gastroplastia, hoje são alcoólatras.

Imaginam, depois de ouvir várias vezes que eu era fantasiosa, que via o mundo atrávés de lentes cor-de-rosas, qual não foi minha alegria quando estudando a Lei da Atração, me deparo com a premissa: "se você fica olhando a realidade como ela é, está apenas criando mais dessa realidade; portanto, sonhe"! A-há! Porque sonhar cria sentimentos diferentes em relação à nossa realidade e nos dá a energia necessária para termos as ações capazes de transformá-la. E eles dizem mais: "se você pode imaginar algo, é porque esse algo é passível de ser materializado". E antes que alguém replique dizendo que não, peço que lembre-se do quão impossível e fantasioso eram os desenhos dos Jetsons com seus telefones, onde falávamos com a pessoa vendo-a em uma tela, e no quanto isso é real e banal hoje em dia. Isso para não citar todas as invenções que nasceram e foram tomadas como absoluta loucura quando sua idéia foi exposta a primeira vez.

E mesmo nas relações humanas, existe todo uma gama de possibilidades de relacionamentos acontecendo nesse exato momento no mundo em que vivemos, dos mais brutais aos mais ternos e perfeitos, mais ou menos comuns, é verdade, mas nem por isso fantasiosos! Fato é que quando você expõe um sonho, um desejo, um objetivo de vida, tem de olhar sempre com quem está falando. Se eu disser que quero algo que a pessoa com que estou falando faz todos os dias, não importa as circunstâncias - sexo por exemplo - essa pessoa vai me assegurar que meu sonho é muito fácil e possível de ser alcançado. Entretanto, se eu disser isso a alguém que não faz sexo há muito tempo, ou que nunca o fez em grande quantidade, e que encontra sempre, em qualquer coisa, um motivo para se desmotivar em relação ao mesmo, essa pessoa vai me dizer que minhas perspectivas são irreais e que tenho grande, enorme chance de me frustrar. Creiam-me, eu fiz esse teste. Então resumindo: as pessoas tendem a julgarem a realidade a partir do próprio umbigo e querem generalizar a própria experiência, pois Deus as livrem de terem de admitir para si mesmas que o problema pode não ser o mundo, mas elas próprias!

Você só vai tentar mudar algo, ou sua vida, se acreditar que isso possa acontecer. Essa é uma das premissas da motivação psicológica. Se você acreditar que sempre será uma luta difícil e com poucas chances de sucesso, mesmo que você se esforce e faça tudo ao seu alcance para fazer acontecer, seu empenho será nulo. Auto-sabotagem, pois, na verdade, a sua batalha será apenas uma mentira que você conta a si mesmo, para fingir que não está fazendo nada. E isso porque os ingredientes essenciais à vitória faltarão na sua luta: compromisso e dedicação.

Então é por tudo isso que digo hoje para as pessoas que me disseram ao longo da semana e dos anos que vivo num mundo de fantasias, ou tenho objetivos irreais: "vão tomar no cu, antes que eu me esqueça"!

Ah! E o tema da semana nem sempre vem para você perceber que estava errada sobre algo, mas também para você reafirmar para si mesma alguma posição que pode estar fragilizada pelo excesso de questionamento pessoal.

Nenhum comentário: