4 de fevereiro de 2009

Não sei se já comentei aqui, porém acho desde sempre que meus melhores textos surgem em conversas no MSN. Sou infinitamente melhor tendo um interlocutor do que escrevendo solitariamente.

Esse post é o resultado de uma conversa no MSN que editei para proteger o interlocutor e que veio parar aqui por eu acreditar que o assunto interessa a mais gente.

Orgulho, Timidez e Amor-Próprio

Quando era mais jovem um ano eu não achava beleza em mim. Hoje vejo. Quando aprendi que as pessoas não precisam ser iguais e nem "padrão" para serem bonitas e que a beleza está na diversidade, aprendi a me ver bonita e a me sentir bonita de verdade... Porém é fato: amor-próprio é algo que não se ensina, a pessoa tem de conquistar por si só.

Para ter amor-próprio a pessoa tem de se abrir e abrir mão do orgulho, pois timidez é baixa auto-estima; se achar feio é criação de um orgulho exarcebado. O que a pessoa não quer, por orgulho, é ser julgada pelo outro da mesma forma como ela se julga, não ser sentida como ela mesma se sente... Ela não consegue entender que o outro é mais generoso conosco do que muitas vezes conseguimos ser. Por que vê nossos defeitos e segue nos amando apesar de. No entanto, nós, quando reconhecemos que temos características disfuncionais, começamos a nos desprezar, a nos odiar mesmo e em consequência disso nos impomos mudanças que geralmente são absurdas e desnecessárias.

Ainda olho para o meu corpo, às vezes - antes era sempre - e mesmo sem pensar, penso com o "bem lá no fundo da minha alma": "ninguém vai me amar gorda assim". Mas é mentira né? Muitos me amam mesmo gorda... Então o que é isso que fala em mim a não ser o meu orgulho? Mostrando-me como se eu oferecesse às pessoas alguém com defeito de fábrica e não alguém com apenas uma diferença, uma diversidade a mais nesse universo cheio de tanta diversidade.

O orgulhoso não consegue perceber que as pessoas são generosas, pois ele não é. Nem consigo e nem com o outro. Generosos por não cobrarem a perfeição que ele cobra. Se elas não se aproximam do orgulhoso é muito mais por ele não se abrir e permitir, do que por vontade delas. A maioria das pessoas não lembra dos nossos defeitos quando pensam em nós. Somos nós quem nos olhamos como se fôssemos defeitos que teem como apêndice um rosto, um corpo, uma alma plena de qualidades; não o contrário. Nós quem valorizamos exageradamente o negativo. As demais pessoas acham melhor valorizar outras coisas em nós. É o orgulhoso quem escolhe se resumir no negativo.

O caminho para a mudança é começar a realmente se ver com os olhos alheios, e não com os nossos próprios olhos que queremos, por força, colocar no outro... O orgulhoso nunca se viu de fora como geralmente afirma, pois se o tivesse feito, teria visto alguma beleza em si. O que ele faz é "emprestar" rostos alheios, colocar lá os seus olhos e assim se enganar.

A timidez é puro orgulho. E o é porque a preocupação do tímido é com o que ele pensa que os outros pensam dele. É exatamente isso que ele quer controlar. Para o outro não ter impressões ruins acerca dele, fica quieto. Assim cria a ilusão de que ninguém vai ter o que pensar. Ilusão, pois as pessoas pensam de qualquer jeito, até se você estiver morto e no caixão vão ter julgamentos e achismos.

Com a beleza é o mesmo processo: temos milhares de coisas legais e bacanas, mas o que vai ser valorizado acima de tudo? O que não é legal! E vamos nos preocupar com isso por orgulho, por não querermos que as pessoas pensem de nós o mesmo que pensamos. Orgulho, orgulho puro: preocupação com que pensam, com a imagem que fazem de nós... Com o que vão dizer... orgulho/timidez/orgulho.

Mas imagina que um tímido vai achar que sua timidez é orgulho. Afinal ela é tão bonitinha...

Em termos práticos, só o orgulhoso acha e acredita que tem de ser perfeito. A perfeição é desejo do orgulho. Quem tem problema em não ser perfeito é orgulhoso.

É verdade que a beleza física é o nosso primeiro cartão de visita, o que chama a atenção num primeiro momento, mas não é o único possível...

Toda mulher sabe que, por via de regra, homem bonito não sabe cantar; já homens feios... Aff!!! Como são bons! O bonito se garante na presença física, mas fica enfadonho rapidinho se bobear, já o homem feio é interessante, pois esforça-se pra ter papo, cultura...

O orgulhoso acha que ser feio rouba todas as oportunidades de ter um relacionamento. Porém a realidade à sua volta nega isso: tem muitos pares feitos por feios e bonitos. Mas com certeza ele escolhe muito bem pra quem olhar, para não desfazer a ilusão de que só os bonitos podem ser amados.

Na verdade a vaidade excessiva encobre e serve de desculpa para o real problema né? O medo de se relacionar; o medo da rejeição. Tão bom ter uns defeitos que nos sirvam de desculpa... Por que ai tudo se justifica através deles. Se não me olham é porque sou feio; se me olham me pergunto assustado: mas não veem que sou feio?

E assim vou seguindo com a vida: rejeitando antecipadamente para não ser rejeitado. Desta forma não corro o risco de ninguém me dizer que meu real problema não é a falta de beleza ou perfeição e sim quem sou de fato: essa pessoa exigente, intolerante e orgulhosa que desconhece paciência e generosidade para consigo mesmo. Que desconhece o que é amor... E se não tem pra si vai ter pro outro?

Embora não se veja bonito, por exemplo, o orgulhoso geralmente não quer namorar mulher feia. Para ele não serve qualquer mulher. Tem de ser dentro do padrão! Esse mesmo que o massacra, mas que ele perpetua...

Deixar de ser orgulhoso e de querer perfeição é a cura. A vida é mais do que você. Você é muito mais do que seus defeitos, ou que a sua ausência de beleza. Alias, essa pode ser a sua opinião e a de mais ninguém...

É preciso admirar-se como mais um exemplar da natureza dentre tantos que ela pode produzir, que não é feio ou bonito. É apenas singular e sempre será apenas mais um. Mas que mesmo sendo apenas mais um, é único; e sendo único será sempre belo, justamente por não ter cópia.

Nenhum comentário: