2 de abril de 2012

Meu sobrinho mais novo - que completou 7 anos em Março - há um tempo diz que não quer namorar, casar ou ter filhos. O assunto veio à tona ontem novamente, quando nós dois lanchávamos e brinquei que aos 14,15 anos, provavelmente, estará completamente esquecido disso e aos beijos com alguma menina. Foi então que ele muito sério disse:

- Didi, vou te explicar: eu já namorei, você lembra?
- Lembro sim. A Sofia (nossa vizinha, com quem inclusive foi pego aos beijo na escada aqui de casa, pelo próprio pai).
- E eu perdi. E doeu. E então agora eu tenho medo de perder de novo e é por isso que não quero mais namorar, casar.

E eu fiquei ali olhando aquele menino de 7 anos, toda craquelada, sem saber se chorava por ele ou se o abraçava... Tão novo e já consciente que amar dói.

E foi a hora de explicar que dói mesmo e que sempre vai doer, mesmo quando ele encontrar alguém que nunca vai perder (pois as pessoas mudam e você precisa (re)aprender a amar sempre aquela pessoa), mas também que as descobertas e felicidades de se estar com alguém que realmente amamos valem a pena, a dor e uma vida.

Acho que ele entendeu...

Tomara!